BLOG ARQUITETUAL MÍDIA

Arquitetura e Comunicação

Quer que eu desenhe? Sim, por favor.

Não tem metafísica nem faz-de-conta: o trabalho de um planejador é escrever as regras do jogo para que ideias e sonhos venham ao mundo real. Utilize o método 5w2h.

 

 

Há um ano ou dois, o publicitário Ken Fujioka, em um seminário promovido pelo Grupo de Planejamento e Atendimento do Paraná (www.gpaparana.com.br, #ficadica) relatou a estranha experiência de responder a uma pergunta de sua avó: “afinal, menino, qual é exatamente o seu trabalho”? É uma daquelas perguntas que, para responder, o profissional tem de explicar todo o processo da comunicação. A resposta simples? Fujioka é um planejador.

Nem todo espectador em uma partida da Copa do Mundo  entende o que acontece nos bastidores. Nem as novelas do horário nobre teriam graça se cada truque, desde os cortes na filmagem até a construção dos personagens, fosse explicado tintim por tintim aos “da poltrona”. Deve ser por isso que o planejamento, ao público final, é quase um conto de fadas. Nem poderia ser diferente.

Mas e quanto a nós, empresários? Ouvimos por todos os lados que o planejamento é importante, mas quem faz isso pela gente? “Planejar” é, ao pé da letra, “colocar no plano”; plano, por sua vez, não passa de uma superfície plana (ahá!) onde um esquema de ação pode ser representado; pode ser no quadro negro, no papel, na parede. Então, quando a gente planeja, está escrevendo a regra do jogo – e é essa regra que vai tornar a disputa possível, justa e interessante.

Para sorte das agências de propaganda e também das grandes empresas, existem os planners e outros profissionais de planejamento e gestão. Se você não tem toda essa mordomia ou não pode pagar por ela, resta mesmo é fazer justiça com as próprias mãos. Então vamos deixar aqui uma bela dica.

O plano de ação mais comum e eficiente é o 5W2H. Trata-se de um questionário rápido; quando a ideia surgir na cabeça, tome uma folha de papel e responda às seguintes perguntas:   O que fazer?  Por que fazer? Quem vai fazer? Quando? Onde? Como será feito? Quanto vai custar?

Responda cada pergunta em detalhes e entregue à equipe ou ao responsável pela tarefa. Não toma muito tempo. Além do mais, você mesmo(a) pode verificar se as informações estão claras o suficiente, além de examinar com mais calma e aprimorar o plano.E a melhor notícia: os 15 ou 30 minutos que você dispender para colocar a ideia no plano (sim, no papel) serão um investimento que irá render tempo e qualidade, porque existirão bem menos dúvidas.

Outra grande vantagem do 5w2h é que o modelo pode ser escrito por outras pessoas que tenham disponibilidade de buscar informações. Assim, enquanto você mesmo(a) toma conta de uma tarefa, alguém (um funcionário, um parceiro) pode dar uma força traçando o roteiro mais adequado ao prazo e à situação.

Algumas situações do cotidiano podem oferecer novos desafios à nossa gestão – e também exigir modelos melhores de planejamento operacional, estratégico, de curto, médio ou longo prazo. Mas a essência do quem-quando-onde-por-quê vai existir em cada um deles. Porque responder a essas perguntas é o que faz quem planeja. Responder a essas perguntas é construir um caminho para que ideias e sonhos venham ao mundo real.

Experimente, com certeza você vai perceber a diferença.

Para saber mais: Muita gente conhece o método 5w2h e é fácil encontrá-lo pela internet. Alguns sites mais comuns, como o Administradores.com, esclarece de forma simples e bem prática. Outra abordagem bem detalhada é do site Sobre Administração. Vale a pena conferir.

Imagem:

http://abnoroeste.blogspot.com/2011_01_01_archive.html

João Paulo M. Pereira

Profissional de Marketing e co-fundador da AM.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: